Extensão

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um convênio entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e instituições de ensino, que visa promover a capacitação dos estudantes de Ciências Contábeis e facilitar o acesso da comunidade para tirar dúvidas, bem como receber auxílio relativo a diversos processos vinculados a RFB.

O NAF veio como uma solução para os contribuintes que não possuem condições financeiras para contratar um escritório contábil ou um profissional da área, visando auxiliar a comunidade a partir da contribuição orientada de alunos de graduação.

A Faculdade Processus implantou o NAF no primeiro semestre de 2017. A iniciativa é uma importante ferramenta de estudo para alunos do curso de Ciências Contábeis. O núcleo surgiu com o objetivo de promover a prática dentro da academia, oferecendo aos alunos experiências práticas dos conhecimentos teóricos.

A fase inicial do NAF Processus se deu com o atendimento aos contribuintes pessoa física no preenchimento e envio da Declaração de Imposto de Renda 2017. Após o término do prazo para envio sem multa, continuamos disponíveis para auxiliar no acompanhamento do processamento, retificações e emissão de DARF´s relativos a parcelamentos.

No segundo semestre de 2017 faremos atendimento sobre o parcelamento de débitos do Microempreendedor Individual (MEI) . De acordo com a Instrução Normativa da Receita Federal nº 1713/2017, o parcelamento poderá ser feito em até 120 prestações das dívidas apuradas pelo MEI, até a competência maio de 2016. Dívidas apuradas pelo MEI, não passíveis de inclusão no parcelamento disciplinado pela Instrução Normativa RFB nº 1713/2017 podem ser feitas em até 60 prestações, de acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1714/2017.

É valido mencionar que outros atendimentos estão sendo estudados para atender às necessidades da comunidade no que diz respeito aos aspectos fiscais da RFB.

Coordenadora do NAF
Profª. Ticiana Muniz
ticiana.muniz@institutoprocessus.com.br